Definição dos Marmas

13/11/2013 11:37

" Há várias definições ayurvedicas clássicas dos Marmas. A partir delas podemos notar que os marmas estão relacionados às energias do corpo, da mente, do prana e dos doshas. Eles são pontos-chave de ligação de todos os aspectos de nossas energias, desde a consciência mais profunda até os órgãos físicos exteriores.

 

1. Charaka define os marmas como locais onde músculos, veias, ligamentos, ossos e juntas se encontram, embora todas essas estruturas não precisem estar presentes em cada um dos marmas. Isso os explica como importantes centros de ligação ou de cruzamento no corpo físico.

2. De acordo com Vagbhatta, os marmas são locais onde importantes nervos se unem com suas respectivas estruturas, como músculos e tendões, uma definição semelhante a de Charaka. Ele diz que os locais doloridos, frágeis e que apresentam pulsações anormais também devem ser considerados marmas ou pontos vitais, independentemente de sua estrutura anatômica. Eles são os compartimentos de "vida" ou de "prana". Isso significa que qualquer ponto sensível no corpo é um possível marma. Qualquer área ferida, por exemplo, torna-se um tipo de marma até que seja curada. 

3. De acordo com Sushruta, os marmas são lugares onde os três doshas (Vata, Pitta, Kapha) estão presentes, junto às suas formas sutis, como o prana, tejas e ojas e as três gunas sattva, rajas e tamas. Isso siginifica que os marmas controlam não apenas a força exterior dos doshas, mas também suas essências internas ou formas dominantes ( prana, tejas e ojas) e também a mente (sattva). Com relação ao ojas, ou o poder da imunidade, os marmas ajudam a manter nosso sistema imunológico e podem ser tratados com a finalidade de aumentar esse poder. Junto com o ojas, os tratamentos podem ser também usados para rejuvenescimento. Junto à mente, os tratamentos são capazes de aliviar o estresse e estimular a meditação.

4. De acordo com o Dalhana, "o que pode causar a morte, se danificado, é um marma". Apesar de os marmas nem sempre resultarem na morte, sua falha causa várias doenças que podem ser difíceis de ser tratadas.  

5. Os marmas marcam a junção do corpo com a mente e é por isso que podemos sentir dor quando eles são tocados. Eles são importantes locais capazes de estimular processos corporais inconscientes, respostas mentais/sensoriais ou reações emocionais. Tratá-los pode expulsar emoções negativas e remover bloqueios mentais, incluindo aqueles de natureza subconsciente ( como vícios). Isso significa que existe um importante aspecto psicológico em seu tratamento."

Trecho do Livro 'Ayuveda e a Terapia Marma' - Dr. Avinash Lele, Dr. David Frawley e Dr. Subhash Ranade